LOGO

A Sociedade Columbófila Cantanhedense, fundada em 24 de Agosto de 1950, dedicou-se única e exclusivamente à prática da modalidade de Columbofilia.
No ano de 1973, um grupo de cidadãos, alguns ainda hoje ligados à Associação, aproveitando os meios existentes e já numa lógica de rentabilizar e fortalecer as estruturas existentes na Vila, começou a desenvolver um conjunto de actividades de carácter desportivo e cultural, culminando com a primeira alteração estatutária no ano de 1978, mantendo inalterável a denominação da Associação.

Volvidos alguns anos e com o incremento de novas actividades desportivas, recreativas, formativas, culturais e sociais, no ano de 1981, foi concedido o Estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e decorrente da necessidade da organização estrutural da Associação quer administrativa, quer financeira, voltou a proceder-se a uma revisão estatutária em 1990 na qual foi fixada a forma de funcionamento das várias secções, tendo estas orçamento próprio fixado e controlado pela Direcção Geral.

Dirigido especialmente aos escalões de formação, tem com regularidade tentado aproximar a Associação à Escola tendo sempre em conta, não substituir a referida Escola, mas rentabilizar os meios disponíveis das duas Entidades, complementando o trabalho realizado na Escola.

No ano de 1986, foi possível iniciar um Programa de Animação lúdica-desportiva integrado no plano anual curricular das Escolas, dividido em dois sub-programas, a “Animação” e o “Carrinho dos Brinquedos”

Ainda na ligação ao Ensino Básico, a Sociedade Columbófila organizou desde o ano de 1991, os “Jogos Infantis do Concelho de Cantanhede”, dedicado a todas as crianças das Escolas do 1º Ciclo do concelho, e dedicado ao Ensino Pré-Primário “A Feira, Um Sonho Infantil”.

Desde o ano lectivo 93/94, que a Sociedade Columbófila tem em funcionamento um Clube de Tempos Livres dedicado a crianças com necessidades educativas e casos de insucesso escolar a funcionar em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Cantanhede.

No âmbito  do desporto de rendimento, refere-se o trabalho desenvolvido na promoção do concelho de Cantanhede, através da equipa profissional de ciclismo “Cantanhede/Marquês de Marialva/Bairrada”, inscrita na Federação Portuguesa de Ciclismo e na UCI – União Ciclista Internacional no Grupo II.

Nos anos 96/97 em estreita colaboração com a Obra do Frei Gil, desenvolveu o projecto SOLIBRINCA, destinado a toadas as crianças da instituição com sede na Praia de Mira e visou aproximar a criança do “meio” quotidiano através da realização no local de diversas actividades lúdico-formativas, desportivas, recreativas e culturais. Paralelamente e sempre em sintonia com a instituição, foram realizadas na época natalícia diversas campanhas de angariação de géneros e dinheiro denominadas “ Com um pouco do teu calor, aquece o Natal das crianças e jovens da Obra”.

A pedido e em colaboração com o Instituto de Reinserção Social, a nossa Associação enquadrou em estágios de média duração e em programas de ocupação de tempos livres, vários jovens em risco de delinquência, toxicodependência e com dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

No âmbito da promoção do Emprego e da Inserção de Jovens e adultos desempregados de longa duração, na vida activa, a associação tem acolhido diversas pessoas, conseguindo encaminhar com êxito para o mercado de trabalho duradouro a esmagadora maioria dos participantes.

Através do Columjovem, foram realizadas diversas actividades que contaram com o apoio do IPJ, no âmbito da Prevenção Primária das toxicodependências. Nessa data a Associação integrou o Núcleo distrital do Projecto Vida, englobando a equipa de trabalho que colocou em pé a Mostra Nacional de projectos de Prevenção Primária. 

Destaca-se ainda o trabalho desenvolvido no âmbito do Associativismo Juvenil, na realização e participação de vários intercâmbios internacionais e nacionais, com destaque para o Eurofestival – “Festival da Juventude” realizado no ano de 1999 no concelho de Cantanhede e na participação anual no referido festival.

As décadas de 80 e 90, foram vividas pela Associação, numa permanente evolução e crescimento, conforme ANEXO 1, a par de outras acentuando-se a área social, uma dinâmica bastante forte e coesa, com resultados práticos nas áreas da reintegração social e prevenção, dignos de realce. Parcerias em anexoANEXO 2

Julgamos inclusivamente e numa altura tão necessária, em que o espaço lúdico, privilegia as dinâmicas de grupo, a cooperação, o espírito de equipa e o cumprimento de regras, que permitem a despistagem de comportamentos de risco de exclusão social, insucesso e abandono escolar, promovendo a participação activa destes jovens e o acesso aos direitos de cidadania, tantas vezes desconhecidos e outras esquecidos, que o trabalho social é bem mais sucedido numa Associação que tem várias vertentes, possibilitando aos seus utentes: jovens, crianças, idosos e pessoas activas, um trabalho de integração multifacetado e mais abrangente com:
- Columbofilia;
- Natação;
- Karate;
- Ginástica infantil;
- Ginástica Aeróbica;
- Aerokid’s
- Ballet;
- Dança Jazz;
- Danças de Salão;
- Cicloturismo;
- Escola de Ciclismo e Cadetes;
- BTT;
- Voleibol;
- Campismo;
- Pesca;
- Clube de Tempos Livres (ATL);
- Departamento de Actividades Juvenis (programas e projectos direccionados a crianças, jovens e adolescentes);
- Núcleo de Solidariedade e Ocupação Juvenil (comporta campanhas de solidariedade – roupas, alimentos, acompanhamento a famílias e actividades que visam ajudar o próximo, a integração social, etc).

Este crescimento, sempre foi acompanhado pela inclusão de quadros qualificados nas áreas desenvolvidas, sempre num esforço permanente da legalidade e do contributo com o pagamento dos impostos inerentes ao desempenho de cada função.

Refere-se também que a denominação, sempre foi um desafio aos seus dirigentes, para cada vez fazer mais e melhor, e mostrar que a denominação nunca foi e não será entrave aos fins que verdadeiramente a Associação prossegue.

Sempre dissemos que os nossos olhos estariam voltados para a juventude no encontro de um futuro promissor.

Procuramos evoluir constantemente em iniciativas duradoiras e de grande valor.

Pretendemos continuar a operar em sintonia perfeita completando e desenvolvendo todos os sectores em que estamos inseridos.

A Sociedade Columbófila Cantanhedense, considerada “Pessoa Colectiva de Utilidade Pública” quer continuar a crescer com todos quantos a nós se queiram juntar.

Copyright © 2006 Sociedade Columbófila Cantanhedense - Todos os direitos reservados. webdesign paulompalves@gmail.com