BREVES

Anos anteriores...

15/11/2018

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA DO EUROPEAN PEOLPES’ FESTIVAL

 

Numa organização da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a cidade de Cantanhede vai acolher nos próximos dias 2, 3 e 4 de novembro a reunião preparatória do EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL, que se vai realizar em julho do próximo ano, na semana em que decorre a Expofacic.

Participam nesta visita 35 representantes de 13 países europeus, dos 15, que vão estar de 20 a 27 de julho de 2019, na cidade e concelho de Cantanhede, nomeadamente a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Letónia, Luxemburgo, Polónia e naturalmente Portugal.

Logo no primeiro dia e após a recepção, que vai ocorrer no Museu da Pedra os visitantes vão receber o programa do Pré-meeting, seguindo-se um jantar volante, no mesmo local e um convívio europeu num dos bares da cidade.

No dia seguinte, para além de conhecerem e aprovarem, o programa do evento, que será apresentado detalhadamente pela Comissão Organizadora, os delegados presentes, realizarão a habitual reunião anual do Comité Europeu, que se irá realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, após uma breve sessão de boas vindas, promovida pelo Município.

Após o almoço segue-se uma visita bastante exaustiva aos locais de realização das diversas actividades que vão integrar o programa apresentado, seguido de um jantar convívio.

O último dia ficará reservado para uma sessão de trabalho mais informal e para o regresso dos participantes ás suas cidades de origem.

19/10/2018

FALECEU RUI SANTOS

 

Foi com enorme tristeza e consternação que tivemos conhecimento do trágico acidente que vitimou Rui Santos, de 58 anos idade e que há vários anos colaborava com a nossa Associação.

Rui Sérgio da Silva Santos, nasceu na vila de Cantanhede em 20 de fevereiro de 1960 e filiou-se na nossa Associação em 11 de agosto de 1973, sendo um dos primeiros jovens que aderiram á Colectividade, muito pelo exemplo de seu Pai Zé Santos, actual sócio nº 1 e a maior referência de sempre da Sociedade Columbófila.

RUI SANTOS, como era conhecido nos meandros da columbofilia, cresceu no seio da modalidade e sempre ligado ás actividades desportivas, não sendo de estranhar a sua forte ligação á Sociedade Columbófila e ser um dos PIONEIROS da prática de outras modalidades desportivas no seio da associação.

No inicio dos anos 70, RUI SANTOS teve um papel preponderante no lançamento do basquetebol, sendo o seu primeiro responsável e seccionista, contando com o apoio de Vitor Alves e mais tarde de António Queirós, com quem fez dupla durante dois anos e meio.

RUI SÉRGIO DA SILVA SANTOS, para além desta actividade, sempre esteve disponível para colaborar com a Colectividade, nomeadamente aquando a sua passagem pela Rádio Concelho de Cantanhede, na qualidade de repórter, acompanhando por diversas vezes em trabalho de reportagem as provas de ciclismo organizadas pela nossa Associação, sendo nos dias de hoje colaborador do Gabinete de Comunicação, na qualidade de responsável pelo noticiário da columbofilia.

Faleceu mais um dos nossos!

Perda irreparável e que nos torna mais frágeis!

19/01/2017

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR FORAM AVALIADAS

 

Aproveitando a pausa escolar da quadra do natal, a equipa de coordenação do Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular, implementado pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense em parceria com os Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva e Lima-de-Faria, submeteu recentemente, à avaliação dos professores titulares das turmas das Escolas do 1º CEB daqueles Agrupamentos, a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, neste 1º período lectivo.

Através de ficha própria os professores titulares, para além de procederem à avaliação global das actividades desenvolvidas, avaliaram ainda a organização das actividades, a comunicação com os professores titulares e o desempenho dos professores que leccionam as Actividades de Enriquecimento Curricular, nas suas Escolas, merecendo por parte do Agrupamento Marquês de Marialva os três itens a avaliação de bom e de muito bom do Agrupamento de Escolas Lima de Faria.

Os professores titulares dos dois Agrupamentos de Escolas, para além de referirem na sua avaliação bastantes aspectos positivos, aproveitaram a mesma, para referirem alguns aspectos críticos, deixando algumas sugestões de melhoria, para melhor rentabilização do trabalho desenvolvido. Do resultado destas avaliações a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e a equipa de coordenação deste programa, concluíram, que os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, neste 1º período lectivo, nos dois Agrupamentos, leccionaram as suas disciplinas de forma empenhada e responsável, estando normalmente sempre disponíveis para articularem com os professores titulares de cada turma, a sua colaboração e participação na implementação e realização das diferentes actividades do PAA de cada escola.

Pese embora as limitações existentes de vária ordem que dificultaram o desenvolvimento deste programa, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e a equipa de coordenação das Actividades de Enriquecimento Curricular, congratula-se com o desempenho e dedicação de todos os professores, que em condições difíceis, conseguiram cumprir com empenho e qualidade a sua função, merecendo nesta avaliação o reconhecimento dos professores titulares de cada Agrupamento.

18/09/2016

PROFESSORES TITULARES DAS AECS FREQUENTARAM AÇÃO DE FORMAÇÃO

 

Decorrente da parceria estabelecida entre a Federação Portuguesa de Golfe e o Agrupamento de Escolas Lima de Faria, foi realizada uma ação de formação direcionada aos técnicos das Atividades de Enriquecimento Curricular, da área de Expressão Cultural e Artística, no âmbito da iniciação ao Golfe para os alunos do 1.º ciclo. A ação decorreu na sede da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e no Pavilhão Marialvas, e foi da responsabilidade do Prof. João Lucas, responsável pela modalidade no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria. Esta nova modalidade irá ser introduzida ainda no decorrer do 1.º período, em todas as escolas do referido Agrupamento parceiro e do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, tendo sido para o efeito entregues kits à coordenação, para posterior distribuição aos técnicos. Mais uma vez, o empenho e dedicação de todos os envolvidos foram notórios, contribuindo assim para o enriquecimento dos alunos, de uma forma global.

15/09/2016

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PLANIFICOU ANO LECTIVO PARA AS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

 

No âmbito da parceria formalizada recentemente entre Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e os Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva e Lima-de-Faria para a implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular no ano lectivo 2016/2017, a Direcção Geral e a equipa de coordenação daquele programa, promoveu recentemente uma reunião de trabalho com os docentes das várias disciplinas, com vista a implementar as referidas Actividades de Enriquecimento Curricular e a definir as estratégias pedagógicas a colocar em prática, visando alcançar novamente neste ano lectivo os bons resultados alcançados nos anos anteriores.

Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que se fez acompanhar pelo seu Presidente Adjunto João Lucas, aproveitou o momento para sensibilizar todos os docentes presentes, a empenharem-se pessoalmente no sentido de se atingir no final os objectivos agora propostos à direcção dos Agrupamentos parceiros.

Serão lecionadas pelos 34 docentes em cada estabelecimento escolar dos referidos Agrupamentos, nos cindo dias da semana, as actividades lúdico-expressivas, expressão corporal e artística e o inglês.

15/09/2016

MUNICIPIO DE CANTANHEDE ENTREGOU 2ª TRANCHE DE SUBSIDIOS

 

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou no passado dia 14 de Setembro, na sessão de entrega da segunda tranche dos subsídios desportivos referentes ao ano em curso. Presidida pelo Professor Doutor João Moura, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que se fez acompanhar pela Vice Presidente Dra. Helena Teodósio e pelo Vereador da Cultura, Drº Pedro Cardoso, para além desta 2ª tranche do subsidio regular de apoio ao associativismo desportivo, João Moura, Presidente do Municipio de Cantanhede, aproveitou o momento para convidar os dirigentes presentes a manifestar as suas preocupações referente ás actividades que os seus clubes vão desenvolvendo, aproveitando igualmente a reunião para dar a conhecer a todos os presentes a realização da Festa do Desporto a realizar pelo Município de Cantanhede, no dia 26 de Novembro, homenageando as Associações desportivas do concelho.

28/03/2016

EQUIPA COORDENADORA DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR EFECTUA BALANÇO DO 2.º PERÍODO

 

A convite da Comissão Organizadora das Comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Manuel de Jesus, nomeadamente da Unidade Pastoral de Ançã, Antuzede e São João do Campo, a Secção de Columbófila da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, promoveu uma pequena solta para marcar o segundo momento das Comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Manuel de Jesus, aquando a data comemorativa da Missa Nova, celebrada pelo Padre Manuel de Jesus e da inauguração do Memorial, no Terreiro do Paço da Vila de Ançã.

Decorrente dos acordos de parceria estabelecidos com os Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva e Lima-de-Faria, desenvolveram-se mais uma vez ao longo do 2.º período letivo, Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente: Inglês, Expressão Corporal e Artística, Atividades Lúdico-Expressivas e Cidadania, nas várias escolas do primeiro ciclo de ambos os Agrupamentos referidos.

Estas atividades, sobretudo de carácter lúdico, têm como principal objetivo proporcionar às crianças a ocupação de tempos de qualidade, desenvolvendo capacidades e aptidões no âmbito desportivo, artístico e também linguístico.

Nas várias atividades anteriormente referidas, foram assinaladas as efemérides mais importantes, realizando-se para tais vários trabalhos alusivos às mesmas, com destaque para o Carnaval, Dia de São Valentim, Dia do Pai e Páscoa.

Aproveitando a pausa para as interrupções letivas da Páscoa, a equipa de coordenação procedeu à recolha de dados provenientes da avaliação realizada pelos professores titulares de turma de ambos os Agrupamentos, a qual mais uma vez se mostrou bastante positiva.

Através de ficha própria, os professores titulares de turma, para além de procederem à avaliação global das atividades desenvolvidas, avaliaram ainda a organização das mesmas, a comunicação com os professores titulares e o desempenho dos técnicos que as lecionam, merecendo os três itens a menção de Muito Bom.

Os mesmos mencionaram ainda que o rigor e a exigência dos técnicos das AEC no cumprimento das regras estabelecidas na escola, bem como a articulação constante e a participação ativa em todas as atividades desenvolvidas, ao nível dos diversos projetos, foram uma mais-valia para o sucesso desta parceria.

20/9/2015

SECÇÃO DE COLUMBÓFILIA COLABOROU NO PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DAS BODAS DE OURO SACERDOTAIS DO PADRE MANUEL DE JESUS

 

A convite da Comissão Organizadora das Comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Manuel de Jesus, nomeadamente da Unidade Pastoral de Ançã, Antuzede e São João do Campo, a Secção de Columbófila da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, promoveu uma pequena solta para marcar o segundo momento das Comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Manuel de Jesus, aquando a data comemorativa da Missa Nova, celebrada pelo Padre Manuel de Jesus e da inauguração do Memorial, no Terreiro do Paço da Vila de Ançã.

25/8/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU NO PROGRAMA DE ANIMAÇÃO COMPLEMENTAR DA EXPOFACIC

 

Para além da participação nas actividades lúdicas através do projecto “Um brinquedo um amigo”, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, também como já vem sendo hábito, com a colaboração de algumas das suas secções, nomeadamente do Ballet, Hip-Hop e Yoga, participou no vasto programa de animação complementar da Expofacic, proporcionando, também no dia da inauguração uma solta de pombos e um espectáculo de ballet e num dos outros dias do certame, demonstrações de Hip Hop e de Yoga, nos palcos 2,6 e 7.