Fotografias

natação>>

 

Fotografias

natação 1>>

     

Fotografias

natação 2>>   

 

Fotografias da A.S.S.S.C.C.>>

 

 

 

 

 

 

Espiríto da Secção de Natação "A Nossa Reza"

 

MISTER NOSSO

MISTER nosso que estais na piscina.
Treinificado seja o vosso nome.
Venha a nós o vosso apito.
Assim no bloco como na água.
O treino nosso de cada dia nos dai hoje,
Perdoai os nossos tempos ranhosos,
Assim como nós perdoamos os vossos sermões,
E não nos deixeis fazer FTL
Mas livrai-nos do VO2.

A MISTER
Autores: Atletas SCC Natação 2007

LINK's DOS PARCEIROS:

Parceiro                 Parceiro                 

15-9-2013

WORKSHOP “COM QUE ENTÃO QUERES SER CAMPEÃO!”
REUNIU ATLETAS E SUAS FAMILIAS

 


Organizado pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense em colaboração com o Municipio de Cantanhede e com os responsáveis das suas secções desportivas, realizou-se no passado dia 14 de Setembro, no auditório da Biblioteca Municipal, o primeiro Workshop “Com que então queres ser campeão!”, que contou com casa “cheia”. Moderado por João Lucas, Vice Presidente da Associação promotora este Workshop, contou com a participação de José Manuel Borges, Director Técnico da Federação Portuguesa de Natação, de Mário Martins, Jornalista e do nadador pré - olímpico Vasco Gaspar.

Coube a Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, abrir este ciclo de “Workshops” que a sua Associação irá promover ao longo da época desportiva, referindo em breves palavras o interesse da iniciativa, agradecendo por último a presença de todos os presentes.

Implementando um novo modelo de comunicação, João Lucas colocou de imediato uma questão comum a todos os oradores. José Manuel Borges, aproveitou para referir o excelente trabalho desenvolvido pelos responsáveis pela secção de natação da Columbófila, hoje uma das grandes referências da natação portuguesa, perspectivando para o futuro próximo a continuidade de excelentes resultados alcançados, dado o seu potencial enorme de crescimento. Vasco Gaspar, após agradecer o convite referiu-se á necessidade da articulação e conjugação de todos os meios, para que os atletas possam alcançar os resultados desejados. 

Por último Mário Martins alertou para a necessidade de se premiar o mérito, referindo o excelente exemplo de Vasco Gaspar, que para além de ser um atleta de alto rendimento, é um bom estudante de medicina. Paulo Ferreira, Coordenador Técnico da secção de natação, aproveitou o momento, para questionar os oradores, nos requisitos necessários para a conciliação das exigências de um atleta de alto rendimento e da carreira académica. Vasco Gaspar, referiu que só é possível alcançar o sucesso nas duas vertentes, através de muito sacrifício e de conciliar muitas variantes das suas necessidades enquanto jovem, procurando ultrapassar as dificuldades que surgem com as horas de treino, quer logo pela manhã quer no final da aulas, referindo por último, que no final os resultados alcançados compensam largamente o esforço efectuado.

Interveio o Seleccionador Nacional, referindo a necessidade de uma dedicação enorme para superar as dificuldades e exigências do treino de alto rendimento referindo que essas exigências, proporcionam aos atletas “respostas” de qualidade aos desafios que surgem ao longo da sua vida pessoal, referindo ainda, que os atletas de alto rendimento são pessoas de características excepcionais, implicando a criação de condições de trabalho que possam atenuar as exigências do treino, referindo por último que os êxitos são conquistados através de um trabalho progressivo e o resultado de muitas horas de treino e dedicação à modalidade.

Ricardo Antunes, técnico das equipas de natação da Sociedade Columbófila, referindo-se aos órgãos de comunicação social, lançou a questão, se a divulgação dos resultados desportivos obtidos pelos atletas tivessem maior divulgação, não contribuiria para uma melhor divulgação da modalidade. Mário Martins referiu algumas dificuldades em ultrapassar esta questão, nomeadamente a maior cobertura de algumas modalidades desportivas, dada a tradição que algumas modalidades conquistaram ao longo dos anos, referindo por último à necessidades de todas as entidades inseridas no processo, trabalharem para o mesmo lado e em torno de um objectivo comum.

Seguiram-se muitas mais questões que foram colocadas pelos presentes, nomeadamente o percurso de um atleta para atingir o alto rendimento, o papel da família nomeadamente o apoio dos pais, as relações entre o atleta e o jornalista, os objectivos presentes para o próximo ciclo olímpico, entre outras, dando os oradores convidados o seu contributo a todas as questões colocadas. No final Lurdes Silva com a colaboração do Municipio de Cantanhede, ofereceu algumas lembranças do concelho aos convidados e João Lucas agradeceu a presença de todos.
                                                                                                                      

 

7-9-2013

NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA JÁ “MEXE”

 

 

Embora a época desportiva tenha terminado recentemente com a participação da nadadora Florbela Machado no Campeonato do Mundo no Dubai e já se ter iniciado as actividades regulares na Piscina Municipal a secção de natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, já está a preparar a época desportiva 2013/2014, para as suas equipas de rendimento.


Paulo Ferreira, Coordenador Técnico da secção de natação, reuniu na sede social com a Presidente da Direcção Geral, Lurdes silva, que estava acompanhada pela Vice Presidente Magda Silva, para abordar um conjunto de preocupações que o referido dirigente sentiu na última época desportiva e para perspectivar a implementação das metodologias necessárias a ultrapassar estas dificuldades surgidas neste inicio de época desportiva. Foram igualmente abordados outros assuntos, nomeadamente a utilização de espaços desportivos para treinos, aquisição de material e algumas actividades a desenvolver para o fomento e divulgação da modalidade.


Para além destas questões, Paulo Ferreira colocou à consideração das dirigentes presentes o orçamento da secção para a próxima época desportiva que ascende a cerca de 90.000€, apresentando detalhadamente as principais rubricas que se prendem com os gastos em alojamentos, alimentação, transportes e equipamentos, entre outros.


Na reunião técnica de preparação da época desportiva que se vai iniciar no próximo dia 14 de Setembro, Paulo Ferreira abordou ainda a realização das já habituais provas de natação, nomeadamente o Torneio Cidade de Cantanhede o Torneio Joaquim Padilha e o Festival de Escolas de Formação e a participação em provas do calendário Distrital e Nacional da modalidade. Para além de terem sido debatidos os aspectos a colocar em prática nesta época desportiva os técnicos ali presentes abordaram ainda outras questões que tiveram como objectivo principal contribuir para que seja encontrado o equilíbrio e consenso nas soluções que sirvam o interesse dos jovens atletas e do desenvolvimento da modalidade.


Todas as crianças e jovens que pretendam praticar a modalidade, participando nas diversas classes que funcionaram esta época, poderão obter mais informações nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, ou na secretaria da Piscina Municipal, junto dos técnicos da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
 

 

Capitães 2013-2014